segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O filme "A Outra História Americana" no contexto Socialização

Dissertação sobre o filme “A Outra História Americana”

LegioN[1]

A convivência em sociedade e suas peculiaridades sempre foi um tema bastante abordado nos cinemas, direta ou indiretamente. No filme “A Outra História Americana”, dirigido por Tony Kaye, aspectos como racismo, antissemitismo e intolerância às minorias são tratados de forma a mostrar e até alertar o público às perigosas consequências que o “cultivo” desses sentimentos e atitudes pode causar. O filme aborda a socialização em família, passando pela aceitação em gangues, até chegar num local mais hostil, um presídio. Derek, a personagem principal, transita por esses três ambientes e vê que nem sempre as coisas são da forma como ele pensou que eram.
No contexto familiar, o filme mostra que o sentimento racista pode ser disseminado por parentes mais próximos. A causa para isso se deve ao fato de que, na ausência ou desconhecimento de explicações para certos problemas sociais, muitas vezes se atribui a culpa para quem aparentemente está causando tais problemas. Mas isso pode ser nada mais além do que falácias. Porém, por se tratar de um discurso proveniente de um membro da família, geralmente se atribui demasiado crédito ao que foi dito, não permitindo uma análise mais ampla e imparcial acerca do problema em questão. Talvez seja da convivência familiar que provenha a mais consistente espécie de racismo, pois esta pode ser desenvolvida de forma gradativa desde a infância.
Outra forma de propagação do racismo que é retratada no filme é a formação de uma gangue por compartilhamento de ideias neonazistas. Nesse âmbito, a socialização se dá por conta de uma ideologia em comum entres todos os membros desse grupo, que se convencem de que o ódio presente em suas mentes deve ser materializado em ações.  Porém, se nota que todos esses indivíduos “fecham os olhos” para a razão em favor da alienação.
No presídio, Derek se socializa com um grupo que aparentemente possui ideais neonazistas. Mais tarde ele descobre que, naquele ambiente, a sobrevivência é mais importante do que ideologias vagas.
 “A Outra História Americana” mostra que o conhecimento humano é falho e mutável. Muitas vezes o que se consegue ter é apenas uma visão superficial ou unilateral dos diversos problemas sociais relacionados com a segregação racial, antissemitismo e xenofobia. Dificilmente qualquer pessoa que seja conseguirá fazer uma análise definitiva que contemple o todo social


[1] Bacharelando em Administração – 2º Período – Faculdade CEUT   

Nenhum comentário:

Postar um comentário